segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Memória do frio, 1962

O Vinho
Gelou
Nas Pipas




“Enquanto ao sul do sistema orográfico Montejunto-Estrela o frio abrandou sensivelmente, nas regiões ao morte continuam a registar-se temperaturas negativas, as mais baixas dos últimos anos, com prejudicial incidência nas culturas, especialmente nos laranjais, e outras consequências entre as quais sobressaem a falta de água, por terem gelado as fontes de abastecimento, e a interdição do trânsito em muitas estradas, causada pelos nevões. O nosso solícito correspondente em Calde (Viseu) dá-nos a notícia deste facto singular: em Casais do Monte (freguesia de Moledo), gelou o vinho, em várias casas, e solidificou-se. E foi preciso fazer fogueiras para que ele saísse das pipas.
Não há memória naquela localidade, que é a de maior altitude na região, disto alguma vez ter acontecido. E em redor das lareiras, comenta-se o caso inédito, saboreando o vinho bem aquecido, refeito os apreciadores do susto que tiveram, quando deram com ele congelado...

Mortos pelo frio

Alcaçovas – devido ao frio, morreu na Barragem das Banhas o trabalhador António Bernardinho Santos, de 26 anos.
Crato – Em consequência do frio intenso, morreu o trabalhador rural Abílio as Conceição, de Flor da Rosa, deste concelho.”
Diário de Notícias, 30 de Dezembro de 1962

Sem comentários: